Nexo Jornal: Como mulheres estão buscando tratamento médico de forma mais política

Hypeness: Guia colaborativo ajuda a encontrar ginecologistas naturalistas, feministas e gay friendly
Maio 28, 2016
Feminismos e Masculinidades: novos caminhos para enfrentar a violência contra a mulher
Maio 28, 2016

Não basta atender pelo convênio médico. Mulheres estão buscando ginecologistas que respeitem diferentes orientações sexuais, façam parto humanizado, defendam o uso de coletor menstrual (o copinho) e até respondam por Whatsapp em caso de emergência.

Um grupo tem compartilhado em círculos do Facebook e e-mail uma planilha virtual e colaborativa justamente sobre essa busca. O “Guia de Recomendação de Ginecologistas”, como é chamado, traz sugestões, feitas por pacientes, de médicos em todos os Estados do país. Para acessá-lo, é necessário receber de alguma participante o convite para o documento.

A tabela enumera nomes de ginecologistas, telefone, endereço e observações sobre o atendimento, feitas por quem já realizou a consulta com o profissional. Entre os comentários, está “sem julgamentos”, “nunca falou sobre idade para ter filhos” e “contra o uso indiscriminado da pílula”.

A dificuldade em encontrar médicos atenciosos é ainda expressa em observações como “explica tudo didaticamente” e “embora seja homem, eu achei ele bem respeitoso e cuidadoso”.

Continue lendo em: Nexo Jornal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *