Obstetrizes

Flávia Estevan

Obstetriz formada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.


Bianca Zorzam

Obstetriz Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e integrante do grupo Parteiras La Mare.


Maíra Bittencourt

Obstetriz Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e integrante do grupo Parteiras La Mare.


Ellen Vieira

Obstetriz do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.


Obstetrizes, acompanhamento de gestação

Obstetrizes são parteiras profissionais, com graduação de 4 anos e meio, no curso de entrada direta em Obstetrícia. Não se trata de uma especialização da enfermagem ou da medicina: é uma carreira mundialmente conhecida, que forma profissionais capacitadas para acompanhamento da saúde das mulheres no nível da atenção primária. Obstetrizes estão inscritas no Conselho de Enfermagem e, atualmente, o único curso no país que forma obstetrizes está localizado na cidade de São Paulo/SP, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Mas o que faz uma obstetriz? “Obstare”, do latim, quer dizer estar ao lado, e é exatamente assim que as obstetrizes do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde procuram estar: ao lado das mulheres para apoiá-las e prestar um atendimento que coloque a mulher como centro do cuidado, incentivando a autonomia e o autocuidado. Obstetrizes atendem parto de risco habitual (em hospital, casa de parto ou em domicílio), pré-natal, consultas de rotina, coleta de colpocitologia (papanicolau), realizam grupos e oficinas de educação em saúde, oferecem consultas de planejamento reprodutivo, entre outras atribuições. Atualmente a equipe de saúde das mulheres do CFSS conta com 4 obstetrizes que atendem pré-natal, consultas de planejamento reprodutivo, práticas integrativas (como acupuntura), realizam rodas de gestantes e demais atividades e oficinas. Você pode agendar uma consulta com uma obstetriz para um atendimento de rotina, caso não tenha uma queixa médica, para coletar colpocitologia (papanicolau), tirar dúvidas sobre métodos contraceptivos ou iniciar seu pré-natal com uma parteira!

Em breve as obstetrizes do CFSS oferecerão consultas coletivas para o planejamento reprodutivo focado em métodos não hormonais e pré-natal. Um modelo de atendimento que tem se expressado e se desenvolvido em vários espaços de atendimentos no Brasil e em outros países.