Dia da Consciência Negra

Violência Obstétrica – Cieja
Outubro 5, 2018
Plano de Parto
Novembro 28, 2018

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, nós do Coletivo separamos alguns materiais que trazem relevância e visibilidade à causa.

Indicação de Evento neste mês


Feminismo negro: ações antirracistas no mundo contemporâneo
COM PATRICIA HILL COLLINS (ESTADOS UNIDOS), NUBIA REGINA MOREIRA E KELLY DE OLIVEIRA (BRASIL)

Em mais de quatro décadas de existência, o feminismo negro ofereceu contribuições significativas tanto ao movimento feminista quanto ao antirracista, a partir de formulações críticas e práticas que permitiram ampliar a compreensão sobre as múltiplas realidades das mulheres, tendo como base as intersecções com diferentes marcadores sociais. Essa mesa aborda a rica trajetória e os desafios que se apresentam para o fazer e para o pensar de feministas negras contemporâneas.

Local: Praça de Eventos

Inscrições no botão ao lado ou nas unidades do Sesc em São Paulo
O Encontro contará com tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo Portal Sesc SP.

Nubia Regina Moreira (Brasil)

Cientista social, doutora em sociologia (UNB), professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil. Realiza pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped-UERJ), onde desenvolve pesquisa sobre Democracia Radical e Política Curricular.

Patricia Hill Collins (Estados Unidos)

Socióloga, professora emérita de Sociologia da Universidade de Maryland e do Departamento de Estudos Afro-americanos da Universidade de Cincinnati, primeira mulher afro-americana a ser eleita presidente da Associação Americana de Sociologia. Autora de diversos livros, entre eles, os premiados Black feminist thought e Black sexual politics: african americans, gender and the new racism.

Mediação de Kelly Adriano de Oliveira (Brasil)

Cientista Social e Gerente Adjunta da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo. Pesquisadora nas áreas de Antropologia e Sociologia, especialmente dos seguintes temas: gênero, raça, cor, religiosidade, saúde, sexualidade, movimentos sociais, cultura popular, produção cultural, economia da cultura, terceiro setor, educação, artes e urbanidades.

Indicação de Livros


TedTalks e Documentário


Yasmin Thayná é a diretora de KBELA, também é uma cineasta estudante de comunicação social da PUC-Rio e interessada por assuntos ligados à cultura digital, comunicação, cinema, literatura, raça e gênero. Passou pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e desde os 16 anos dirige, escreve e participa de produções de curta-metragem.