Dia da Visibilidade Trans no Brasil

Mês internacional de luta pela prevenção da transmissão do HIV
Janeiro 14, 2019
HPV: rotina ginecológica, vacinação e a necessidade de um entendimento mais aprofundado.
Fevereiro 5, 2019

O dia 29 de janeiro é o dia da visibilidade trans no Brasil. Separamos materiais para ressaltar a importância da atuação de mulheres e homens na promoção de respeito e cidadania.

Indicação de Evento neste mês

Transmasculinidades e Masculinidades Contemporâneas: possibilidades de (r)existência

Facilitação:
Isabela Venturoza - antropóloga
Victor Namur - psicólogo
Pedro Pires - psicólogo

No Brasil, o dia 29 de janeiro marca o dia da visibilidade trans. Para dar início ao ano, convidamos todes a pensarem sobre as relações entre os modelos de masculinidade e feminilidade vigentes na sociedade e em como eles atuam produzindo sofrimento e violência entre pessoas.

A temática das transmasculinidades perpassa e é atravessada por aspectos que vão além das transgeneridades, tais quais o machismo, a misoginia, questões raciais e de classe, entre outras.

Nesse contexto, propomos uma reflexão, por exemplo, sobre a relação entre os modelos de masculinidade valorizados e estimulados no Brasil e em outros países e as altas taxas de violência contra pessoas transgêneras. Existe uma forma única de ser homem ou ser mulher? Esses e outros questionamentos serão levantados e debatidos durante a roda de conversa.

"Que a delícia de ser quem somos lhe anime também a ser quem você pode ser, seja você cis ou trans." Jaqueline Gomes de Jesus, em Vidas Trans - A coragem de existir.

Observação: a roda será mista, o que quer dizer que homens, mulheres, pessoas não-binárias e queers de toda ordem são bem-vindes. Contamos com a presença de todes!

Para a manutenção das rodas de conversa, aceitamos contribuições voluntárias.

 

TedTalks, Documentários e mais...