Sobre o Coletivo

Sobre o Coletivo

O Coletivo de Saúde Feminista Sexualidade e Saúde é uma Organização Não Governamental, que desenvolve desde 1981 um trabalho com especial foco na atenção primária em saúde das mulheres, com uma perspectiva feminista e humanizada. Desde sua origem, o Coletivo se estruturou a partir de um consultório próprio e particular, e assim foi ao longo de suas três décadas. Durante esses anos, pode desenvolver diversos projetos a partir de financiamentos de organizações internacionais e nacionais, assim como através de convênios com o governo em áreas como: direitos humanos das mulheres, violência de gênero e saúde sexual e reprodutiva.

Ao longo de sua trajetória, os atendimentos se expandiram para uma diversidade de atendimentos de saúde. Desenvolvendo e ampliando as áreas de atendimento e dos profissionais de saúde entendendo a necessidade de cada ser humano a partir do enfoque das relações de gênero e da luta contra o machismo.

A atual equipe do Coletivo compreende que o cuidado em saúde que se opõe ao controle dos corpos, em especial a do corpo feminino, das relações abusivas e de violências, deve acontecer através do cuidado e da atenção às mulheres e aos homens, às crianças e aos adultos. E neste sentido a adesão na equipe de medicas e médicos da família e comunidade, além dos profissionais que tradicionalmente já incorporavam a equipe, como medicas ginecologistas, obstetrizes, psicólogos e psiquiatras, trouxeram em evidencia a necessidade de sempre desenvolvemos nossa percepção, podendo somar a perspectiva feminista, o atendimento em saúde sem distinção de gênero, idade ou qualquer outra discriminação.

Dúvidas Frequentes

Dúvidas Gerais

O Coletivo é conveniado com planos de saúde?
Não, o Coletivo não possui convênio com Planos de Saúde. No entanto, as/os profissionais oferecem notas fiscais/recibos referentes ao valor das consultas, de forma que a paciente possa solicitar a realização de reembolso pelo seu plano de saúde (consultar o seu plano de saúde).
Qual a forma de pagamento para as consultas?
Os pagamentos podem ser realizados em dinheiro ou através de cartão de débito.
Existem consultas sociais no Coletivo?
Sim, realizamos consultas sociais para mulheres que não tenham condições de arcar com o valor da consulta. Todos os profissionais dispõem em sua agenda alguns horários para atendimento social (consultas com um valor mais acessível ou, dependendo da situação, gratuitas).
Como faço para agendar uma consulta social? Como é feita essa triagem?
O agendamento acontece da mesma forma que os agendamentos comuns do Coletivo. Ligar para o nosso telefone fixo (11) 3812-8681 de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e pedir uma consulta social. A triagem será feita diretamente na consulta com a profissional que irá te atender.
Que consultas existem no Coletivo?
Consultas de rotina e tratamentos ginecológicos (com médicas), planejamento reprodutivo com métodos hormonais e não hormonais (com médicas e obstetrizes), consulta pré-concepcional (com nutricionista, médicas e obstetrizes), pré-natal (com médicas, obstetrizes e nutricionista).
Como faço para agendar consultas no Coletivo?
Existem consultas de saúde em áreas diferentes no Coletivo. Abaixo orientações para cada uma delas: Consultas em saúde das mulheres -Para agendar sua consulta você deve ligar para o número (11) 3812-8681 de segunda à sexta-feira das 9h às 17h. E-mail: mulheresorg@gmail.com (para dúvidas e dificuldades com as ligações) Saúde Mental – As consultas em Saúde Mental acontecem com psicóloga/os e médica/os psiquiatras. A primeira consulta acontece primeiramente com um/a da/os psicólogos da equipe. Consultas em psicologia: -Ligar em horário comercial no número 3812-8681 ou enviar um email para mulheresorg@gmail.com e deixar nome e telefone. Um de nossos analistas ligará para agendar a entrevista. Temos uma lista de espera que funciona por ordem de solicitação de, em média, 15 dias. Os valores não são fixos, são negociados caso a caso. Saiba mais Consultas astrológicas: -Ligar para o nosso telefone fixo (11)3812-8681 ou envie e-mail mulheresorg@gmail.com.

Consultas Ginecológicas

Existe consulta somente para coleta do exame de Papanicolau?
Não, coletas de exames (quaisquer que sejam), devem ser avaliados junta as profissionais de saúde, inclusive para se verificar a necessidade deste ou outro exame.
Existe consulta no Coletivo para Medição de diafragma?
Sim, as consultas são realizadas, preferencialmente, com uma das obstetrizes (profissional especializada em saúde das mulheres) dentro de uma consulta de planejamento reprodutivo. Ligue para agendar a sua consulta.
Médicas da família e Comunidade também fazem consultas ginecológicas?
Sim, o trabalho das Médicas de Família envolve atencão à saúde da mulher no campo dos cuidados primários. A grande maioria das pacientes não necessita de um especialista (ginecologista), uma vez que essas profissionais realizam consultas, solicitam exames de rastreamento e investigação diagnóstica e prescrevem tratamentos. Em casos mais complexos, essas profissionais encaminham para avaliação de um especialista (ginecologista).
Quais as diferenças entre uma médica/o da família e Comunidade e um/a médica/o ginecologista?
Médicxs de família são formadxs para um atendimento integral dos pacientes. Atendem adultos, mulheres, crianças, idosos. Fazem a coordenação do cuidado de pacientes que precisem de acompanhamento de diferentes especialistas. Na grande maioria das vezes é o único especialista que uma pessoa precisaria consultar. Pode cuidar de muitas questões de saúde como pressão alta, problemas de tireóide, diabetes. Estão muito capacitados para lidar com os cuidados em saúde da mulher como acompanhamento de rotina, pré-natal, cuidados de questões como ovários policísticos e outros. Podem eventualmente encaminhar a mulher para uma ginecologista. Saiba mais. Uma ginecologista é especialista em saúde das mulheres. Tem uma formação voltada para essa área. Realiza toda a atenção que as médicas de família realizam no que se refere a saúde das mulheres mas também pode receber casos em que as médicas de família tem dúvidas. No Coletivo realizamos um processo de matriciamento em que os casos necessários são discutidos entre a equipe que envolve obstetrizes, médicas de família e ginecologista.
Enfermeiras e obstetrizes também realizam consultas ginecológicas?
Sim. Mulheres que procuram consultas de rotina, sem queixas ginecológicas mais complexas, que estão na época de realizar coleta de Papanicolau e que querem discutir métodos contraceptivos, orientações para concepção ou fazer medição de diafragma, podem passar em consulta com umas das obstetrizes da equipe do Coletivo

Acompanhamento de Bebês e Crianças

Existem acompanhamento pediátrico no Coletivo?
-Sim, o Coletivo faz consultas em bebês e crianças, a chamada puericultura, com a equipe das Médicas de Família e Comunidade. Ligue para agendar a consulta.

Acolhimento à Gestação Indesejada

O Coletivo realiza procedimento de aborto ou encaminha para clínicas que fazem?
-Não, o Coletivo defende a legalização do aborto, mas não realiza nenhum procedimento abortivo ou encaminhamento para alguma clínica/profissional que realize estes procedimentos. Nosso trabalho envolve um acolhimento e informações sobre redução de danos para as mulheres que estão vivendo a situação de uma gestação indesejada.

Parto e Nascimento

Os profissionais do Coletivo acompanham partos e nascimentos?
-Atualmente somente as obstetrizes (parteiras) da equipe do Coletivo acompanham partos e nascimentos. Elas realizam acompanhamento de parto domiciliar (leia mais aqui) ou hospitalar com equipe da rede de humanização, você pode agendar uma consulta de pré-natal e consultoria para o seu planejamento de parto aqui no Coletivo, agenda sua consulta.